COMPETITIVIDADE DO TRIGO
O 32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo vai reunir especialistas de diversos países no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 20 e 22 de outubro. O evento foca no fortalecimento da cadeia produtiva da triticultura brasileira e mundial, com debates, mesas-redondas e workshops sobre competitividade, gestão, desafios e mercado nacional e internacional.
No dia 21 de outubro, o painel “A Competitividade do Negócio Trigo” abrirá a programação com a participação do CEO da J.Macêdo, Irineu Pedrollo; o vice-presidente da Falconi Consultores, André Paranhos; e o head de Procurement Brasil da Kellanova, Glauco Ferreira. O conselheiro da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Marcelo Vosnika, será o moderador.
Marcelo Vosnika fará uma análise do desempenho econômico do setor moageiro nos últimos 10 anos. Em seguida, Pedrollo abordará os desafios gerenciais da indústria do trigo e explicará o sucesso da J.Macêdo nos últimos cinco anos.
Paranhos apresentará os principais fatores que influenciam a performance do setor. E destacará a importância da capacitação, investimentos tecnológicos e gestão eficiente, além de uma pesquisa sobre a maturidade das organizações no ramo alimentício.
Sustentabilidade como diferencial competitivo
Glauco Ferreira trará a sustentabilidade como diferencial competitivo. Destacando o legado da Kellogg e reforçando que o trigo brasileiro é uma cultura de baixa emissão de carbono, segundo pesquisa da Embrapa. Ele também apresentará boas práticas agrícolas adotadas pelo setor para atender às demandas do mercado.
No último dia, o painel “O Mercado do Trigo” trará o especialista da Safras & Mercado, Elcio Bento; o consultor Pablo Maluenda, responsável pela visão internacional do setor; e o chefe da Embrapa Trigo, Jorge Lemainsk. O evento será moderado por Junior Justino, vice-presidente do Negócio Trigo da Bunge na América do Sul.
Maluenda vai analisar a situação global do trigo, apontar os fatores que influenciam os preços em 2025 e destacar as perspectivas para 2026, além da oferta no Mercosul. Bento explicará a queda dos preços no Brasil influenciada pelo mercado argentino e as condições do mercado interno. Lemainsk falará sobre genética, manejo, avanços científicos, qualidade do trigo brasileiro e suas aplicações além da panificação, incluindo matriz energética e nutrição animal.
Serviço
32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo
Data: 20 a 22 de outubro de 2025
FONTE; AGRO EM CAMPO