TARIFAÇO

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o governo busca ampliar o número de setores brasileiros livres do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.

Durante evento em Guaratinguetá (SP) neste sábado (9), Alckmin destacou que a prioridade é negociar, e não retaliar. Ele defendeu o diálogo para resolver as divergências comerciais entre os dois países. “Queremos ampliar o número de setores excluídos dessas tarifas, que consideramos extremamente injustas”, afirmou o vice-presidente.

Superávit comercial

Alckmin criticou a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, oito dos dez produtos mais importados dos EUA pelo Brasil não pagam tarifas. “Não tem cabimento os produtos americanos entrarem com tarifa média de 2,7% e os EUA cobrarem 50% dos nossos”, disse.

O vice-presidente lembrou que os EUA têm superávit comercial com Reino Unido, Austrália e Brasil. Ele apontou que 36% do comércio bilateral está afetado e disse que o governo trabalha para reverter o cenário.

Pacote de apoio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar um pacote de apoio aos setores prejudicados no início da semana. A expectativa é de que o plano seja apresentado até terça-feira (11). Segundo Alckmin, as negociações com os EUA podem envolver temas como regulação das big techs, acesso a minerais críticos e política para data centers.

O tarifaço foi oficializado por ordem executiva do presidente Donald Trump. A medida elevou a tarifa adicional para 40%, somada aos 10% anunciados em abril, totalizando 50%. As taxas entraram em vigor em 6 de agosto.

IPI zero impulsiona vendas de veículos

Alckmin também comemorou o aumento de 15,7% nas vendas de veículos após a isenção do IPI para modelos sustentáveis, anunciada no mês passado. “O IPI zero ajuda a indústria automotiva a produzir mais e a população a comprar carros com desconto”, disse. Segundo ele, a medida fortalece toda a cadeia produtiva, aumenta a atividade nas concessionárias e impulsiona o crescimento industrial.



FONTE;   AGRO EM CAMPO



Categoria:

Deixe seu Comentário